Uma fonte no deserto: a festa de Santo Antônio o grande

18 Janeiro 2017

Em 17 de janeiro, em Nazaré, celebrou-se uma missa em recordação de Santo Antônio Abade. O santo egípcio do IV século foi um pioneiro da vida monástica.

 http://cmc-terrasanta.org/embed/12278
 Em 17 de janeiro, festa de Santo Antônio o Grande, em Nazaré, em uma igreja do século XVII a ele dedicada, celebrou-se uma missa solene, presidida pelo arcebispo maronita S. E. Dom Moussa El-Hage, e animada por muitos fiéis.
S. E. Dom Moussa El-HageArcebispo Maronita de Haifa e da Terra Santa“Este santo, que viveu no IV século, irradia luz ainda hoje e o fará para sempre, pois ele renegou a si mesmo e seguiu Cristo. Abriu um novo caminho na vida cristã, o da vida consagrada.”
O místico egípcio foi um pioneiro para o monaquismo cristão, pois, já no final do III século, resolveu dar todos seus bens aos pobres e se dedicar inteiramente à ascese e à oração no deserto. Seu estilo de vida gerou um movimento que influenciou a espiritualidade cristã ocidental e oriental durante séculos.
S. E. Dom Moussa El-HageArcebispo Maronita de Haifa e da Terra Santa“Na época de Santo Antônio existiam dificuldades materiais e perseguições: os cristãos deviam enfrentar todo tipo de desafio. Hoje na Terra Santa e no mundo inteiro precisamos de exemplos como o de Santo Antônio, de religiosos que sigam as pegadas desse santo. Aquelas dificuldades estão presentes ainda hoje e talvez ainda mais, por isso precisamos reforçar nossa fé.”
Ainda hoje atribuem-se muitas graças à intercessão do santo e por isso os cristãos da Terra Santa o recordam com afeto e devoção.
Pe. JOSEPH ISSA Pároco Maronita de Nazaré“Aqui em Nazaré há uma devoção especial por esse santo, pois ele intercedeu em muitas graças a quem o invocou, de modo especial a quem não tinha filhos e não tinha uma família completa, e, portanto, se dirigiu a Santo Antônio para que o ajudasse.”
TAMAM SULEIMAN LULUNazaré“Santo Antônio é muito importante para mim. Fiz um voto e vesti meus filhos como ele na sua festa. Agora os filhos deles usam por sua vez a túnica, pois temos muita fé em que ele nos vai proteger”.
Annunci

Rispondi

Inserisci i tuoi dati qui sotto o clicca su un'icona per effettuare l'accesso:

Logo WordPress.com

Stai commentando usando il tuo account WordPress.com. Chiudi sessione / Modifica )

Foto Twitter

Stai commentando usando il tuo account Twitter. Chiudi sessione / Modifica )

Foto di Facebook

Stai commentando usando il tuo account Facebook. Chiudi sessione / Modifica )

Google+ photo

Stai commentando usando il tuo account Google+. Chiudi sessione / Modifica )

Connessione a %s...